quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como funciona o barômetro?


O barômetro é semelhante a um termômetro, porém esses dois instrumentos possuem finalidades diferentes. Enquanto o termômetro mede a temperatura ambiente, o barômetro é capaz de determinar a pressão exercida em determinado local.
Para compreender o funcionamento, precisamos primeiramente analisar os procedimentos que levaram Evangelista Torricelli à invenção do aparelho.

Torricelli utilizou um tubo de 100 cm de comprimento fechado com apenas uma das extremidades fecadas. O tubo preenchido por mercúrio (mesmo metal utilizado nos termômetros) foi colocado na posição vertical em outro pote maior também com o mesmo elemento químico. O mercúrio no interior do tubo escoou até os 76 cm da altura do tubo. A partir daí você pode imaginar de onde veio o valor 760 mm Hg. A extremidade aberta do tubo capilar permitiu a exposição à atmosfera nos 24cm restantes.

Portanto, o barômetro funciona assim: a pressão atmosférica varia de acordo com a altura do mercúrio no tubo. É importante lembrar que em altitudes elevadas a pressão atmosférica diminui e em altitudes inferiores ela se eleva.

5 comentários:

  1. me ajudou muito no trabalho de ciencias muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, encontrei a resposta para um simulado na qual estou fazendo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom confirmação do ensino técnico ontem no SENAI

    ResponderExcluir